top of page
  • Instagram

Pediculose

PEDICULOSE

Pediculose é definida como uma infestação no couro cabeludo causada pela presença do Pediculus capitis, também conhecido como piolho da cabeça.

É uma condição que pode afetar pessoas de qualquer idade e sexo, embora ocorra com maior frequência em crianças de 4 a 12 anos — idade escolar — devido ao alto nível de infestação que ocorre nas escolas primárias.

Ao contrário do que muitos acreditam, a pediculose não está relacionada à falta de higiene, nem é exclusiva de lares pobres ou com necessidades econômicas.

Os piolhos se instalam em uma determinada cabeça em busca de um local apropriado para viver e se reproduzir. Esse habitat ideal consiste em uma combinação adequada de temperatura, umidade e pH do couro cabeludo, o que não tem relação alguma com a higiene ou com o nível socioeconômico das pessoas envolvidas.

Essa condição também não é exclusiva de uma região específica. Na verdade, tem aumentado progressivamente em todo o mundo, inclusive nos países mais desenvolvidos.

  • Nos EUA, 28% das crianças são afetadas por pediculose todos os anos.

  • Na França, o nível de infestação cresceu 45% entre 1999 e 2002.

  • No Reino Unido, as vendas de produtos para matar piolhos aumentaram 62% desde o ano 2000 até hoje.

  • No Brasil, foram vendidas 11 milhões de unidades de produtos antipiolhos em 2002 — 19% a mais que em 2001.

O principal sintoma que aparece em uma criança infestada por piolhos é uma coceira intensa no couro cabeludo, geralmente na nuca e atrás das orelhas. A coceira ocorre quando um piolho perfura o couro cabeludo para se alimentar do sangue de um vaso sanguíneo.

Essa coceira leva a criança a se coçar impulsivamente, o que, por sua vez, provoca irritação e inflamação no couro cabeludo.

Os piolhos não pulam nem voam; são transmitidos por contato direto entre cabeças. Por isso, a escola primária é um local típico de contágio, devido ao contato físico próximo entre as crianças durante brincadeiras e atividades diárias.

Voce Sabia....

2015-2017

Degree
University Name

Fact 1: Briefly describe your degree and any other highlights about your studies you want to share. Be sure to include relevant skills you gained, accomplishments you achieved or milestones you reached during your education.

2011-2014

Degree
University Name

Fact 2: Briefly describe your degree and any other highlights about your studies you want to share. Be sure to include relevant skills you gained, accomplishments you achieved or milestones you reached during your education.

2007-2010

Degree
University Name

Fact 3: Briefly describe your degree and any other highlights about your studies you want to share. Be sure to include relevant skills you gained, accomplishments you achieved or milestones you reached during your education.

© Produto e tecnologia patenteados mundialmente

bottom of page